terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atuns podem deixar lista de extinção.


Pela primeira vez atuns-azuis criados em cativeiro conseguiram se reproduzir.
A pesquisa conduzida pela empresa croata Kali Tuna em parceria com os laboratórios de aqüicultura do Institute of Oceanography and Fisheries (IOF), na cidade de Split, deu um passo importante para a reprodução em cativeiro do atum-azul – uma das espécies mais exploradas comercialmente no mundo e que corre sério risco de extinção. Cientistas do IOF confirmaram que pela primeira vez a desova ocorreu sem a necessidade de indução com hormônios em fazendas marinhas.
A chave para a sustentabilidade na criação do atum em fazendas é domesticá-lo, da mesma forma que já foi feito com o salmão, por exemplo. Isto envolve a criação, engorda e reprodução. Porém, fechar este ciclo é a parte mais difícil, pois pouco se sabe sobre os hábitos de acasalamento da espécie. “O fato de atuns em cativeiro terem desovado sem a interferência humana é um evento único”, ressalta o pesquisador-chefe do laboratório do IOF, Ivan Katavic.
Os estudiosos confessam que ainda há um longo caminho a ser percorrido até a reprodução eficiente em cativeiro, mas esta pode ser uma das apostas à sobrevivência da espécie.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Corel Presentations

Exemplo de um slide sendo criado no Corel Presentations.


 
O Corel Presentations é um programa de apresentação bem parecido com o Microsoft Power Point, inclusive com o passar dos anos foi sendo aperfeiçoada para se parecer cada vez mais com ele. Porém possui também uma versão para Linux.  
Pode ser uma ferramenta extremamente útil para criar apresentações eficazes e bem elaboradas. Este programa inclui uma série de modelos de diferentes tipos de apresentações de slides para ajudar a definir, de início o fim, o programa de forma adequada. Os modelos incluem um conjunto de fundo, fonte, cor e set up do slide. Esses padrões podem ser alterados dentro do próprio slide show. 
Os principais pontos fortes do Corel Presentations permanecem nas áreas de manipulação de gráficos, também possui um número de transição e efeitos de animação avançados não encontrados em seus concorrentes. O programa também tem a capacidade de salvar em ppt (para o Microsoft PowerPoint) e PDF, bem como de publicar apresentações para a Internet.

Dicas para Editar suas Apresentações em PowerPoint

Das ferramentas que compõem a suíte de escritórios da Microsoft, o PowerPoint é, talvez, a mais flexível e a mais complexa de ser usada. Toda vez que vemos uma apresentação PPT bem montada, fica uma pergunta: como é que eles conseguem fazer isso?

O PowerPoint, assim como o Word e o Excel, aceita os mesmos comandos básicos de edição. Inserir, copiar, mover e apagar qualquer elemento de uma apresentação são ações feitas de forma similar ao que se faz um arquivo de textos.

Mas uma apresentação bem feita começa como qualquer projeto, para que o resultado final seja satisfatório, é necessário planejar tendo em vista o que se quer comunicar, para quem se vai falar e, até mesmo o tamanho e condições de iluminação do local onde a apresentação será feita. E aí vai algumas dicas para ajudar em suas apresentações!

Conbep


Para deixar por dentro as pessoas interessadas em ir ao Conbep, em Belém do Pará. Aqui está o site do congresso e o da companhia aerea que está oferencendo promoções entre os dias 24 de nov. a 4 de dezembro. Seria construtivo ir a este evento, pois apesar de absorver novos conhecimentos, nossas visões serão ampliadas para a nossa área, além de conhecer pessoas com as quais poderemos compartilhar conhecimento. Novas idéias serão sempre bem vindas!

http://www.conbep2011.com.br
http://www.voegol.com.br/Paginas/home.aspx

Crescimento da Aquicultura no Brasil e o consumo de pescado no mundo.


De acordo com as previsões feitas em 2001 pelo Departamento de Pesca e Aqüicultura – DPA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, caso sejam mantidas as taxas atuais de crescimento da aqüicultura – superiores a 15% ao ano - é possível que o Brasil, em poucos anos, alcance uma produção superior a 300.000 t/ano. Mesmo assim, ainda fica atrás de países europeus e dos EUA no consumo anual de pescado.
Assim, em termos de cenários futuros para a aqüicultura nacional, colocam-se como prioritários a consolidação de cultivos de carpas, tilápias e algumas espécies de peixes nativas na região Sul, redondos e surubins na região Sudeste, peixes nativos no Centro Oeste, tilápias, surubins no Nordeste, e tambaquí e pirarucu no Norte.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Editores de apresentação

São programas usados para criar e auxiliar apresentações de trabalhos, estudos, entre outros. Formulações de esquemas, tabelas, listas e etc.
Existem muitos editores de apresentações, dentro deles estão englobados editores de texto, editores de planilhas, e editores de imagens. A escolha de cada um depende da sua funcionalidade, e dentro deste blog vamos dissolver cada editor e selecionar os melhores para cada tarefa.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Power Point

jrcangussu.files.wordpress.com/2010/05/apostila-power-point.pdf


Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação, edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema operacional Windows Mobile.

O PowerPoint usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto, modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.

O formato nativo do PowerPoint é o .PPT, para arquivos de apresentações, e o .PPS, para apresentações diretas. A partir da versão 2007 do programa, a Microsoft introduziu o formato .PPTX. Para executar o Powerpoint em máquinas que não o tenham instalado, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o SWF, o PDF e mesmo o OpenDocument Format. Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.




sábado, 20 de agosto de 2011

Tedx amazônia

Vídeos interessantes sobre a amazônia. Experiencias de um castanheiro e de um pesquisar do INPA.




quarta-feira, 17 de agosto de 2011