sábado, 17 de setembro de 2011

Bolívia: Pare a Destruição da Amazônia


Em apenas alguns dias, o governo da Bolívia poderá dar o sinal verde para a construção de uma gigantesca estrada ilegal que passará por uma área protegida da floresta amazônica -- mas os bolivianos estão lutando contra isso e nós podemos ajudá-los a ganhar essa causa!

O presidente Evo Morales
está ajudando empresas estrangeiras a repartirem a Amazônia -- cortando árvores, explorando minérios e desenvolvendo a agricultura em grande escala no fértil solo da Amazônia. Morales está a ponto de aprovar a construção de uma estrada enorme que iria alimentar ainda mais esse ataque à floresta mais importante do mundo, mesmo tendo que violar suas próprias leis para fazer isso acontecer. Mas agora que as últimas permissões estão sendo avaliadas, as vozes dos cidadãos estão pedindo que o governo busque rotas alternativas para a estrada -- e Morales está começando a sentir a pressão.

Cerca de dois mil indígenas e suas famílias saíram em uma marcha de 600km
e estão apelando para que a nossa comunidade se junte a eles. Clique abaixo para assinar a urgente petição para impedir a construção da estrada e envie essa mensagem para todos. Entregaremos a petição junto com nossos amigos indígenas no final da marcha em La Paz e diretamente ao gabinete do presidente.

http://www.avaaz.org/po/save_tipnis/?cl=1276118216&v=10300


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Google Docs

Muitos ainda desconhecem essa ótima ferramenta para edição de textos, planilhas e apresentações online disponibilizada gratuitamente pelo Google, o Google Docs.

Com o Google Docs você poderá editar documentos online à partir de qualquer computador ligado à Internet e que possua um navegador compatível. Isso significa que se você está viajando e apareceu uma idéia para um artigo ou simplesmente quer ter acesso aos arquivos de sua empresa para saber como está o andamento do trabalho, você poderá fazer isso tudo através de qualquer lan-house de forma simples e prática, bastando que para isso, você tenha uma conta no Google Docs e a sua empresa esteja utilizando essa ferramenta.

Outra grande vantagem do Google Docs é a redução de custos para pequenas empresas que não mais precisarão gastar com licenças de software para fazer as tarefas simples de um editor de textos ou simplesmente para poder ter um editor de planilhas.

48h para acabar com o corte dos oceanos


Nossos oceanos estão sendo sistematicamente destruídos e temos 48 horas para dar o alarme. As indústrias pesqueiras usam longas correntes com discos de metal pesado para arrastar suas redes pelo solo dos oceanos à procura de peixes esmagando tudo que está em seu caminho. A pesca de arrastão é como desmatar uma floresta para pegar um papagaio -- e somente nosso protesto poderá impedir essa prática.

Em dois dias, legisladores da ONU se encontrarão para rever os impactos dessa prática mortal. Nações das ilhas do Pacífico estão lutando para salvar seus oceanos e apelaram para os membros da Avaaz para que criássemos um alarme global. Essa é a nossa chance de vencer -- se nós levantarmos nossas vozes agora, isso vai dar força para essas pequenas nações contra os grandes países pesqueiros e irá encorajar grandes atores como os EUA e Austrália, que já baniram a pesca de arrastão das suas águas, a apoiarem essa ilhas do Pacífico.

Vamos fazer um chamado urgente para impedir essa destruição sem sentido nos nossos oceanos -- e delegados irão entregar nossas vozes diretamente no encontro das Nações Unidas. Assine a petição ao lado agora e nos ajude a chegar em meio milhão de vozes nas próximas 48 horas.

http://www.avaaz.org/po/stop_ocean_clear_cutting/?cl=1267203953&v=10233


Tartaruga "Andre": Reconstrução de casco


A tartaruga marinha 'Andre' passou por uma cirurgia para ter seu casco reconstruído com tecnologias nunca utilizadas em animais. 'Andre' foi encontrado por banhistas na praia de Juno, na Flórida, Estados Unidos, com o casco rompido e a parte interna do corpo exposta.

Ele foi levado ao Instituto de Conservação 'Loggerhead Marinelife', onde passou por um tratamento que incluiu uma cirurgia para a recuperação dos órgãos internos e a aplicação de um tecido sintético para proteger o organismo após a cirurgia. Recuperado dos ferimentos, o animal recebeu aplicações ortodônticas no casco, para garantir que o tecido se reconstruísse corretamente.

Mais de 200 pessoas em todo o mundo fizeram doações para o tratamento da tartaruga e acompanharam a recuperação do animal por meio de uma câmera.

http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos-bbc.aspx?cp-documentid=29822199

Cabo Pulmo, México


A reserva marinha Parque Nacional Cabo Pulmo, na costa oeste do México, praticamente quintuplicou o número de peixes em dez anos, segundo estudo da Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos.

O projeto de recuperação surgiu a partir do entusiasmo e dedicação da população local que, incomodada pela devastação do ecossistema, estabeleceu o parque em 1995 e, desde então, se dedica a protegê-lo.

É maravilhoso, vocês precisam dar uma olhada.

http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos-bbc.aspx?cp-documentid=30223431


domingo, 11 de setembro de 2011

Impress

O BrOffice Impress é um programa de apresentação de slides similar ao Keynote, presente no iWork, e ao PowerPoint, encontrado na suíte da Microsoft, e destina-se a criar e a apresentarslides, sendo possível inserir plano de fundo, títulos, marcadores, imagens, vídeos, efeitos de transição de slides, dentre outras opções.

O Impress suporta uma apresentação em múltiplos monitores. Desde a versão 1.1, o Impress é capaz de exportar apresentações em formato SWF, do Adobe Flash, sendo capaz de ser reproduzido em qualquer dispositivo suportado ou com o Adobe Flash Player instalado. O Impress suporta diversos formatos, inclusive com os formatos padrões do PowerPoint, e utiliza o formato ODF como padrão, podendo também exportar os trabalhos realizados em PDF. Porém, geralmente há perda de formatação ao abrir um arquivo gerado pelo PowerPoint.

Na versão 3.3, o Impress passou a contar com um assistente para criação de slides, apontando diversas opções personalizáveis para facilitar na criação de um slide. O aplicativo também permite inserir contador de páginas, além de possuir marcadores para cada modificação e a possibilidade de inserção de comentários no texto.


http://www.moodle.ufba.br/file.php/11448/BrOffice.org_Impress_2.pdf





domingo, 4 de setembro de 2011

PROGRAMAS (SOFTWARE) PARA APRESENTAÇÕES


Existem, como vimos, alguns programas (software) destinados ao preparo e realização de apresentações, como o Corel Presentations, o Freelance Plus e o Power Point. Destes, o PowerPoint (Microsoft) detém aproximadamente 90% do mercado, o que o torna o software de escolha para apresentação em geral.

Quando alguém precisa montar uma apresentação rápida, com gráficos e figuras associados ao texto, ou, mais precisamente, criar uma elegante apresentação de slides, o software recomendado é o PowerPoint seja na sua versão 97 ou, melhor ainda, o PowerPoint 2000, ou a versão mais recente do programa ( Parte do Office XP).


A figura acima ilustra uma tela do PowerPoint com uma prancha pré-produzida para faacilitar o preparo de uma apresentação.

O PowerPoint é um programa gráfico de apresentações; um software que ajuda a criar uma apresentação de slides. Esse tipo de apresentação é composto por uma sequência de slides que podem conter gráficos, figuras, listas com marcadores, texto, vídeo e clipes de som, dentre outras coisas. O Power Point facilita sobremodo a criação e a organização das idéias e fornece todas as ferramentas necessárias à produção de um trabalho adequado e eficaz. Além disso, o PowerPoint permite a criação de complementos da apresentação de slides, como por exemplo, folhetos para distribuir para a platéia, anotações do apresentador e transparências.

O PowerPoint viewer, distribuido gratuitamente, pode ser usado para visualizar a apresentação de slides, mesmo em computadores que não possuem o PowerPoint instalado. O programa inclui ferramentas avançadas para o gerenciamento da exibição de slides que garantem um controle total sobre a apresentação.

Possui diversas ferramentas que podem ajudar a coordenar a apresentação de slides, como uma produção de multimídia completa. As apresentações com o PowerPoint podem conter som, imagem, vídeo, animações e transições que podem tornar a sua apresentação um momento memorável, quando bem utilizados.

O programa é bastante intuitivo e pode ser utilizado por indivíduos com pouca experiência no seu manuseio. Algumas apresentações podem conter slides específicos que não devem ser apresentados para outras platéias; o programa permite apresentar apenas os slides selecionados.

O PowerPoint permite cronometrar as apresentações, além de permitir a gravação de narração, música de fundo, etc... O uso destes recursos, contudo, deve ser extremamente criterioso. Em geral, as apresentações de trabalhos científicos não devem ser acompanhadas de música, trilha sonora, etc...

Ao terminar o preparo de uma apresentação com o PowerPoint, você poderá:

  • Fazer uma apresentação ao vivo em uma sala ou auditório.
  • Mostrar sua apresentação em um computador que não tenha o PowerPoint instalado.
  • Transmitir sua apresentação em uma intranet ou na Internet.
  • Fazer uma reunião com uma platéia remota na Internet em "tempo real".
  • Participar de uma discussão na web sobre sua apresentação.

Quando a apresentação é ao vivo, você pode usar o PowerPoint para projetar os slides em um projetor acoplado ao computador. Desse modo, você pode usar as ferramentas de navegação pelos slides, as transições, etc. O material preparado com o PowerPoint pode, também ser salvo com o formato html característico da web, para as apresentações via Internet.

O único inconveniente do PowerPoint é o preço, muito elevado para programas dessa natureza. Os demais programas mencionados, são de custo mais baixo. Há inclusive um software de apresentações, parte do pacote StarOffice, distribuido gratuitamente e que pode usar os arquivos preparados com o PowerPoint.

Alguma familiaridade com o software escolhido para preparar as apresentações facilita o seu uso e acelera o preparo do material. Escolha o software de sua preferência e conheça os detalhes do seu uso, antes de iniciar o preparo da sua próxima apresentação.


http://perfline.com/tutorial/apres/parte9.html

Amazônia vai sediar a 1ª indústria de bacalhau da América do Sul


Governo do Estado inaugura no próximo dia 25 a primeira indústria de bacalhau da Amazônia. A unidade é a primeira da América do Sul e vai ser instalada em Maraã (a 635 quilômetros de Manaus), com capacidade para processar até 1,5 mil toneladas de pescado por ano. A obra é fruto de convênio entre a Secretaria de Produção Rural do Amazonas e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Outra unidade semelhante – feita em parceria com a Suframa - está em fase de conclusão no município de Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus). A escolha dos municípios de Maraã e Fonte Boa deve-se ao fato da região produzir 85% do pirarucu manejado do Amazonas, na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá. Mas nem só Mamirauá vai abastecer as indústrias com pirarucu. As demais reservas sustentáveis do Estado também abastecerão as fábricas.

Pirarucu O Pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe exclusivo da Bacia Amazônica. Exuberante, pode atingir até três metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Além da carne, grande parte do peixe é utilizado comercialmente: suas escamas são usadas como lixa de unha ou na confecção de ornamentos, e sua língua, óssea e áspera, é largamente utilizada para ralar o guaraná em bastão. Sua pele vem sendo utilizada na produção de sapatos, bolsas e vestimentas.

Bacalhau O bacalhau não é um peixe. É um subproduto, gerado por meio do processo de beneficiamento, a salga, nos moldes do que ocorre com o bacalhau europeu. Atualmente, cinco peixes são utilizados para a transformação em bacalhau: o Gadus morhua, o Saithe, o Ling, o Zarbo e o Gadus macrocephalus. O bacalhau feito a partir do pirarucu (Arapaima gigas) gera um produto de excelente qualidade.
Geração de emprego Pelo menos 150 empregos diretos e 5 mil indiretos devem ser gerados na região de Maraã, Fonte Boa e entorno, o equivalente a 11% e 13% da população, respectivamente.

Geração de renda A indústria de Maraã tem capacidade para processar anualmente até 1,5 mil toneladas de pirarucu e outros peixes por ano. Já de Fonte Boa, deve beneficiar até 3 mil toneladas do produto.
Se cada tonelada de bacalhau for vendida a R$ 25 mil (o quilo a R$ 25), o faturamento das duas indústrias alcançará algo em torno de R$ 112,5 milhões, o equivalente a 2 vezes o orçamento anual das duas cidades.

Beneficiamento Sessenta por cento do peixe processado é transformado em mantas (filé), dos quais 65% são aproveitados pelo processo de salga. As unidades de beneficiamento também estarão aptas a trabalhar com outras espécies de peixe.

O processo de salga Na seqüência do beneficiamento, ocorre a escamagem. Após a remoção da escama remove-se manualmente da tela todas as escamas. Depois, ocorre o descabeçamento. Da cabeça, remove-se a língua utilizada como artesanato. Então, é realizada a evisceração. Do fígado, vesícula, coração e pulmão, extraem-se patês, óleos, farinhas e extratos. Em seguida, é feita a Filetagem (corte em manta). Do processo, obtêm-se dois grandes filés, que passarão pelo processo de salga, agregando alto valor através de processo igual ao do bacalhau na Europa.
Retorno social O projeto das indústrias de salga inclui a instalação de creches para as funcionárias e pescadores que tiverem filhos, a construção de áreas de lazer e o principal: a participação no lucro do empreendimento por parte dos pescadores que fornecerem matéria-prima para a indústria.