Existem, como vimos, alguns programas (software) destinados ao preparo e realização de apresentações, como o Corel Presentations, o Freelance Plus e o Power Point. Destes, o PowerPoint (Microsoft) detém aproximadamente 90% do mercado, o que o torna o software de escolha para apresentação em geral.
Quando alguém precisa montar uma apresentação rápida, com gráficos e figuras associados ao texto, ou, mais precisamente, criar uma elegante apresentação de slides, o software recomendado é o PowerPoint seja na sua versão 97 ou, melhor ainda, o PowerPoint 2000, ou a versão mais recente do programa ( Parte do Office XP).

A figura acima ilustra uma tela do PowerPoint com uma prancha pré-produzida para faacilitar o preparo de uma apresentação.
O PowerPoint é um programa gráfico de apresentações; um software que ajuda a criar uma apresentação de slides. Esse tipo de apresentação é composto por uma sequência de slides que podem conter gráficos, figuras, listas com marcadores, texto, vídeo e clipes de som, dentre outras coisas. O Power Point facilita sobremodo a criação e a organização das idéias e fornece todas as ferramentas necessárias à produção de um trabalho adequado e eficaz. Além disso, o PowerPoint permite a criação de complementos da apresentação de slides, como por exemplo, folhetos para distribuir para a platéia, anotações do apresentador e transparências.
O PowerPoint viewer, distribuido gratuitamente, pode ser usado para visualizar a apresentação de slides, mesmo em computadores que não possuem o PowerPoint instalado. O programa inclui ferramentas avançadas para o gerenciamento da exibição de slides que garantem um controle total sobre a apresentação.
Possui diversas ferramentas que podem ajudar a coordenar a apresentação de slides, como uma produção de multimídia completa. As apresentações com o PowerPoint podem conter som, imagem, vídeo, animações e transições que podem tornar a sua apresentação um momento memorável, quando bem utilizados.
O programa é bastante intuitivo e pode ser utilizado por indivíduos com pouca experiência no seu manuseio. Algumas apresentações podem conter slides específicos que não devem ser apresentados para outras platéias; o programa permite apresentar apenas os slides selecionados.
O PowerPoint permite cronometrar as apresentações, além de permitir a gravação de narração, música de fundo, etc... O uso destes recursos, contudo, deve ser extremamente criterioso. Em geral, as apresentações de trabalhos científicos não devem ser acompanhadas de música, trilha sonora, etc...
Ao terminar o preparo de uma apresentação com o PowerPoint, você poderá:
- Fazer uma apresentação ao vivo em uma sala ou auditório.
- Mostrar sua apresentação em um computador que não tenha o PowerPoint instalado.
- Transmitir sua apresentação em uma intranet ou na Internet.
- Fazer uma reunião com uma platéia remota na Internet em "tempo real".
- Participar de uma discussão na web sobre sua apresentação.
Quando a apresentação é ao vivo, você pode usar o PowerPoint para projetar os slides em um projetor acoplado ao computador. Desse modo, você pode usar as ferramentas de navegação pelos slides, as transições, etc. O material preparado com o PowerPoint pode, também ser salvo com o formato html característico da web, para as apresentações via Internet.
O único inconveniente do PowerPoint é o preço, muito elevado para programas dessa natureza. Os demais programas mencionados, são de custo mais baixo. Há inclusive um software de apresentações, parte do pacote StarOffice, distribuido gratuitamente e que pode usar os arquivos preparados com o PowerPoint.
Alguma familiaridade com o software escolhido para preparar as apresentações facilita o seu uso e acelera o preparo do material. Escolha o software de sua preferência e conheça os detalhes do seu uso, antes de iniciar o preparo da sua próxima apresentação.
Muito importante hoje, usar essa valiosa ferramenta para qualquer tipo de trabalho
ResponderExcluir