
Desde que os microcomputadores passaram a fazer parte da vida diária de pequenas e médias Empresas, na década de 70-80, o Processador de Textos sempre foi uma das aplicações mais utilizadas e que maiores impactos trouxe ao dia-a-dia dos escritórios. Aqueles que tiveram a oportunidade de vivenciar as primeiras experiências com esse tipo de aplicação deverão se lembrar do ®WordStar, do Corel ®WordPerfect e do ®Fácil (um Processador de Textos nacional).
O aparecimento do ®Microsoft Word revolucionou ainda mais esse mercado, criando um padrão para o formato de gravação de documentos de textos denominado .DOC que passou a ser adotado por um grande número de Empresas como forma de garantir o correto intercâmbio de documentos entre diferentes setores e filiais.
Posteriormente apareceram as Planilhas Eletrônicas que facilitaram e agilizaram a confecção de documentos contendo cálculos de variadas complexidades. Nessa especialidade reinavam o ®Visicalc, Corel ®Quatto Pro, o Lotus ®123 e o ®Microsoft Excel.
Não demorou para que esses dois tipos de aplicação fossem reunidos em um só pacote, adotando então a denominação de SUITE OFFICE que, um pouco mais tarde, passou ainda a agregar um Editor de Apresentações e um Gerenciador de Banco de Dados (GBD), de pequeno porte, para facilitar ainda mais a vida de todos aqueles que dependiam desse tipo de aplicação para aumentar a eficiência e a eficácia das atividades exercidas em uma Empresa.
O BrOffice.Org. é uma SUITE OFFICE, multi-plataforma já que possui versões para o Linux, ®Microsoft Windows e Solaris, multilingual (traduzido para mais de 80 línguas diferentes) e “open source” o que significa que sua distribuição e sua utilização podem ser efetuados sem custos para qualquer atividade. Como vantagem adicional o BrOffice.Org também é compatível com o formato de arquivos gerado pela grande maioria das SUITE OFFICE comerciais disponíveis no mercado além de conter todas as facilidades e funcionalidades implementadas por elas.
Fonte relacionada: http://ufpa.br/dicas/open/imp-int.htm
O ruim do office da microsoft e pelo fato de ser muito caro.
ResponderExcluirgostei da amostra de um programa totalmente brasileiro e gratis que eu nao sabia